Chegou a hora de testar!

2015-10-30 10.31.27
Playtest com estudantes do 5o ano do Colégio Santa Cruz, em São Paulo

Já na reta final de conclusão do primeiro módulo do game, realizamos encontro de playtest com cerca de 20 estudantes do 5o ano do Colégio Santa Cruz, localizado na região do Alto de Pinheiros, em São Paulo. A convite do Diretor de Tecnologias Educacionais da Instituição, o encontro foi avaliado como uma excelente oportunidade para testar o uso de ferramentas diferenciadas em método de ensino-aprendizagem inovador, além de trabalhar o pensamento transdisciplinar na abordagem de educação financeira.

Mesmo com boa experiência com esse tipo de trabalho, é sempre surpreendente ver como a nova geração, a chamada Geração Z, é ágil no uso de tecnologias digitais. Ao ver o comportamento dos participantes, que ao chegarem mal podiam esperar nossa apresentação, tamanha a vontade de jogar, comprovamos mais uma vez uma das nossas hipóteses: as crianças do século XXI são gamers, e a escola precisa mais do que nunca se adaptar a essa linguagem para ter engajamento e resultados de impacto.

Logo após alguns minutos de uso do game, empolgação, persistência e certa competitividade tomaram conta da turma, superando até mesmo o receio de resolver os tipos de problema mais temidos pela maioria: os de raciocínio matemático. Após uma hora de gameplay, seguimos com momento muito rico de discussão em grupo sobre a experiência, etapa em que os mediadores relacionaram o que foi trabalhado de modo lúdico no game às situações práticas de gestão financeira. A importância de fazer orçamento, controlar o fluxo de caixa e valorizar a cultura da prevenção contra imprevistos foram alguns exemplos de temas discutidos.

Para nós, testar o produto e a metodologia é fundamental, pois valida nossas hipóteses e nos ajuda a prosseguir em aperfeiçoamento contínuo para maiores e melhores resultados. Como criar games é um processo iterativo, estendemos nosso convite para que mais instituições participem dessa etapa de testes e descubram como é possível ensinar educação financeira de um jeito divertido, e como os professores podem participar aprendendo a inovar em sala de aula.

Se você atua com educação e deseja ser um agente transformador em sua comunidade, entre em contato com a gente e entenda como o Projeto EduCash pode ajudar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s